Pesquisar este blog

Powered By Blogger

sábado, 23 de janeiro de 2010

Os irmãos do Haiti.

A declaração do Embaixador do Brasil no Haiti de que a tragédia que o país passou foi boa para o Brasil e a relação disso foi consequência da "macumba" fez me vim a cabeça várias perguntas. Li também num jornal de grande circulação aqui de Salvador uma carta de um leitor que me chamou a atenção, na carta dizia todo o processo de independência e guerras no país, o recente tufão que destruiu tudo lá e agora o terremoto, o PIB baixissimo e um país miserável. E no fim ele diz que tudo isso é sinal de Deus não olha para o Haiti. E essa semana conversando com uns amigos sobre essa tragédia terminei dizendo que sentia a morte de Zilda Anrs, e que tanta gente que merece morrer e logo ela que tinha um trabalho maravilhoso com a Pastoral da Criança foi morrer.
O meu amigo terminou falando que isso aconteceu talvez para que ela não saísse do caminho dela, e a minha amiga disse depois que talvez Deus fez aqilo com o Haiti para aliviar as dores de muitos daquela população.
Primeiro de tudo concordo que a frase do embaixador foi infeliz, talvez ele tenha tirado isso da Bíblia que tem relatos de que lugares que se praticava cultos ao "Diabo" sofreram dilúvios e etc. Não acredito nisso, se for assim por que aqui em Salvador não acontece isso? Temos que respeitar a cultura daquele povo e a religião e ele como embaixador deveria saber disso.
Em relação a carta do leitor, eu acho muito forte a frase dele. Quem somos nós para julgar se Deus olha ou não para um país? E cadê o Deus que vê todas as coisas, onipresente e onipotente? E o Deus amoroso do Novo Testamento? Eu creio que os olhos de Deus estão assim direcionados ao Haiti, a prova disso são as vidas que ainda se encontram.
Já em relação ao que o meu amigo disse, cadê o livre-arbitrio? Eu não concordo que Deus tire a vida de alguém para que ela não se afaste Dele. Eu prefiro crer que ele tinha planos maiores para ela lá em cima. De todas as frases a mais interessante que eu achei foi o da minha amiga, enquanto todos vere com grande pesar tudo que o Haiti está passando, ela olha de um ângulo de que o sofrimento de muitos terminaram e de alguns saíram como hérois por tentar a judar aquele país. Ainda mais isso fez brotar o sentimento de solidariedade para com o Haiti, a prova foi o mega show produzido para arrecadar dinheiro. Claro tem muitas famílias sofrendo com a perda, mas tenho certeza que também estão orgulhosas do trabalho que esses homens realizaram lá no Haiti.
É tão mais fácil olharmos desse ponto não acha? Essa tragédia me fez lembrar que o Haiti não é aqui, e sim lá ao lado de um grande paraíso tropical ainda existe miseria, fome e pobreza ( claro que não é muito diferente do que costumamos ver aqui)É lá que nossas orações devem ser dirigidas, oremos pelos nossos irmãos haitianos.

4 comentários:

  1. o Haiti agora tinha q sofrer um processo de reconstrução total
    Ja q foi tudo abaixo q se recomeçe o país do 0

    ResponderExcluir
  2. Acho que Deus não tem nada a ver com isso, porque ele jamais iria queria uma tragédia como essa para qualquer ser humano.

    ResponderExcluir
  3. Acho que o terremoto no Haiti não passou apenas de um fenômeno geológico. Deus não iria castigar eles por fazerem o que querem da sua vida, pois como disse , e o livre-arbítrio? Mas tenho que enfatizar, foi ridícula e preconceituosa a frase do embaixador! Por favor, temos que respeitar as culturas diferentes das nossas. ótimo Texto.
    se tiver um tempinho passe lá no meu pra conhecer:
    http://costamarcela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gente, que coisa que aconteceu no Haiti, não ? Graças a Deus que no Brasil não tem isso. Vejam o lado bom, isso despertou o espírito caridoso das pessoas, por todo o mundo se espalham campanhas de doação... Sou do GAGA uh-la-la! e você disse que tinha seguido lá, desculpe mas não apareceu que você nos seguiu, por favor tenta de novo. Impressionado por você nunca ter ouvido uma música da Gaga, mas quando começar, tenho certeza que não vai parar... Bem, pelo menos é fã da Mariah.

    ResponderExcluir